Caatinga
Localização: A área ocupada pela caatinga é de 734,478 km² e é o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupando cerca de 7% do território brasileiro, compreendendo os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e norte de Minas Gerais.Características: Possui aparência de um deserto, com índices pluviométricos muito básico: em torno de 500 à 700 mm anuais.
A temperatura se situa entre 24 e 26 graus e varia pouco durante o ano.
As plantas da caatinga possuem adaptações ao clima como folhas transformadas em espinhos, todas conferem um aspecto característico denominado xeromorfismo.
Duas adaptações importantes á vida das plantas nas caatingas são a queda das folhas na estação seca e a presença de sistemas de raízes leem desenvolvidas. A perda das folhas é uma adaptação para reduzir a perda da água por transpiração e raízes leem desenvolvidas que aumentam a capacidade de obter água do sol.
Clima e Hidrografia
Enquanto que as médias mensais de temperatura variam pouco na região, sendo mais afetadas pela altitude que por variações em insolação, as variações diarias de temperatura e umidade são bastante pronunciadas, tanto nas áreas de planície como nas regiões mais altas como no planalto.
As variações em temperatura são muito menos extremas durante a estação chuvosa. Não é incomum se observar pesadas formações de nuvens ou neblina nas regiões mais altas no inicio da manha, durante a estação seca, o que resulta um menos de cinco horas de insolação por dia no planalto.
Relevo e Solo
A região é composta por diferentes rochas. Nas áreas de planicie as rochas prevalecentes têm origem na era Anozóica, as quais se encontram cobertas por uma camada de solo bastante profunda, com afloramentos rochosos ocasionais; tais solos são argilosos e minerais, com boa porosidade e rico em nutrientes.
A região planaltica é composta de arenito metamorfoseado derivado de rochas sedimentares areníticas e quartzicas consolidadas na Era Proterozóica média.
O planalto age como uma barreira ás nuvens carregadas de umidade provenientes do Oceano Atlantico que, ao ascenderem a media em que se encontram com a barreira em que o planalto se constitui,se condensam e fornecem umidade na forma de neblina, orvalho e chuvas, mesmo no pico da estação seca. Isto resulta em um clima moderno e úmido que difere enormemente do clima das regiões mais baixas.
A caatinga é coberta por solos relativamente férteis. Por outro lado, o aspecto agressivo da vegetação contrasta com o colorido diversificado das flores emergentes no período das chuvas.
Os grandes açudes atraíram fazendas de gado. Em regiões como o Vale do São Francisco, a irrigação foi incentivada sem o uso de técnica apropriada e o resultado foi que houve um grande problema como salinização, a agricultura tornou-se impraticável.
Nos últimos anos a Caatinga tem-se tornado em um deserto com 40.000 km², devido à interferência do homem sobre o meio ambiente da região.
Vegetação
A vegetação é adaptada ao clima seco e é bastante diversificada, as folhas de algumas plantas são finas ou inexistentes; outras espécies, como o cacto, armazenam água em seu interior. Entre algumas espécies de plantas podemos citar: o Jatobá, a Aroeira, o Murici, entre outras.
A vegetação apresenta tambem e caracteristicasleem definidas: árvores baixos e arbustos que, em geral, perdem as folhas na estação das secas(caducifolias) além de cactácear. Algumas especies não perde as folhas na época da seca, como é o caso do Juazeiro, tipico do ecossistema.
As espécie vegetais que habitam esta área são em geral dotadas de folhas pequenas, uma adaptação para reduzir a transpiração. A presença das cactáceos, (mandacuru), caracterizam a vegetação da caatinga.
Fauna
Quando chove na caatinga, no início do ano, a paisagem e seus habitantes se modificam. Lá vivem a arara-azul, ameaçada de extinção.
Outros animais da região como o sapo-cururu, a asa-branca, a cotia, o gamba, o prea entre outros.
A fauna da caatinga possui baixas densidades de indivíduos e poucas especies de anfibios, 44 de repteis, 695 de aves e 120 de mamiferos, num total de 876 especies animais.
Ela sofre grande prejuizos tanto por causa da pressão e da perda da habitat como tambem em razão da caça e da pesca sem controle. A caatinga carece de planejamento estratégico permanente e dinamico como qual se pretende evitar a perda da biodiversidade do seu bioma.
PEPITAS
- Dá-se o nome de pepitas aos metais especialmente o ouro que não são encontrados na natureza, no estado nativo não combinam com outros elementos quimicos. O ouro por ser muito pouco reativo, dificilmente combina com outros elementos é, por isso, usualmente encontrado no estado nativo.
GEMA
- Uma gema é um mineral, rocha ou material petrificado que quando cortado e facetado ou polido é colecionável ou pode ser usado em joalheria. Outros são orgânicos, como o âmbar e o azeviche(uma forma de carvão). Algumas gemas geralmente consideradas preciosas e bonitas são demaseada macias ou frageis para serem usadas em jóias, mas são exibida nos museus e procuradas por colecionadores.
1.turquesa
2.hematita
3.crisocola
4.olho de tigre
5.quartso
6.turmalina
7.cornalina
8.pirita
9.sugilete
10.malaquita
11.quartso rosa
12.obsciano
13.rubi
14.ágata musénea
15.jaspe
16.ametista
17.ágata azul
18.lapis lazúli
FÓSSEIS
Os fósseis são restos ou vestigios de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas,sedimentos,gelo ou ambar. A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia.
O registro fóssil contem inumeros vestigios fossilizados dos mais variados organismos do passado geologico da Terra.
Para que os restos de um qualquer organismo fossilizem, é fundamental que estes sejam rapidamente cobertos por sedimentos e enterrados.
Somente os restos ou vestigios de organismos com mais de 11.000 anos sãoconsiderados fósseis.
Ou seja ,o que determina o fóssil é a ocorrencia conjunta de um resto identificavel com origem biologica num contexto geologico, independente do seu tipo e da sua idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário